Como surgiram as ONGs no Brasil?

Gilson de Souza DANIEL (Cascavel Pr Brazil)

O surgimento das (ONGs) Organizações Não Governamentais, teve origem a partir de diversos contextos históricos e sociais.

A primeira menção a ONGs remonta ao Conselho Econômico Social da ONU, em 1940, demonstrando um interesse inicial em abordar questões humanitárias e sociais de maneira não governamental.

Logo após a Segunda Guerra Mundial as ONGs surgiram com mais força especialmente no contexto de amparo e acolhimento social.

Com o mundo em reconstrução e um crescente reconhecimento da importância da solidariedade global, diversas organizações surgiram para enfrentar desafios humanitários e sociais emergentes.

Na era moderna, as ONGs evoluíram e diversificaram suas áreas de atuação.

Surgiram organizações focadas em questões ambientais, combate ao preconceito (como racismo e LGBTfobia), direitos das pessoas com deficiência, posicionamentos políticos e uma gama de outras causas.

No Brasil, o surgimento das ONGs aconteceu em paralelo.

Contudo, um ponto de inflexão ocorreu durante a ditadura militar, quando as ONGs se estabeleceram como defensoras dos direitos humanos e da democracia, assumindo um papel crítico na luta contra o regime autoritário.

As Instituições religiosas desempenharam um grande papel no surgimento das ONGs. Sua relação foi fundamental para fornecer doações e realizar ações filantrópicas voltadas para crianças, pessoas desabrigadas e distribuição de alimentos.

Com as constantes mudanças da sociedade, as ONGs também mudaram seu foco, atuando em questões como política, impactos ambientais e políticas públicas.

Movimentos que apoiam os direitos dos trabalhadores rurais sem terra, a luta pela igualdade LGBTQIAPN+, o combate à fome e a defesa da democracia ganharam espaço nas agendas das ONGs.

Por volta dos anos 60 e 70, a fundação das ONGs se basearam nos métodos do pedagogo Paulo Freire, que enfatizavam a educação como ferramenta de empoderamento.

Dessa forma foram criados os centros de educação popular que buscavam trazer educação e conscientização à sociedade brasileira.

Nos anos 90 houve um novo marco no mundo das ONGs brasileiras.

Com a democracia bem estabelecida, as lutas sociais seguiram seus próprios caminhos.

De acordo com estudos do IPEA, a maioria das ONGs brasileiras foi criada nessa década.

As ONGs são organizações essenciais para a sociedade, pois atuam em diversas áreas, suprindo lacunas deixadas pelo poder público e pela iniciativa privada.

Elas contribuem para a promoção da justiça social, da equidade, da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável.

No Brasil, as ONGs desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Elas atuam em áreas como assistência social, educação, saúde, meio ambiente e direitos humanos.

Em âmbito internacional, as ONGs também têm um papel importante na promoção da paz, da democracia e da proteção dos direitos humanos.

Elas atuam em diversas regiões do mundo, apoiando comunidades vulneráveis e promovendo a mudança social.

As ONGs são organizações dinâmicas e inovadoras, que estão sempre buscando novas formas de contribuir para a sociedade.

Elas são um exemplo de como a sociedade civil pode se mobilizar para promover o bem comum.

Além de doar dinheiro para as ONGs, existem outras formas de apoiar o seu trabalho. Você pode:

Voluntariar-se para uma ONG que atua em uma área que você acredita.

Divulgar as atividades das ONGs para seus amigos e familiares.
Falar sobre a importância das ONGs nas redes sociais e em conversas com outras pessoas.

Ao apoiar as ONGs, você está ajudando a construir um mundo melhor.

Fazer o bem faz bem.

Edição: Gilson de Souza DANIEL
Fonte: Proago/Internet

Publicado em Ongs por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Fundador do GRUPO SEM LIMITE, que trabalha com a Inclusão Social das Pessoas com Deficiências, através da Arte, Cultura, Esporte, Entretenimento, Socialização, etc, a todo tipo de deficiência. Tem como obejtivo incluir as pessoas na sociedade, acabando com o preconceito e a descriminação ainda existentes na sociedade, e trazendo de volta a sua auto-estima e a vontade de viver novamente. Hoje o GRUPO SEM LIMITE, conta com atividades ON LINE, para as pessoas acamadas, e que tenham alguma dificuldade de sair de casa. Tambem conta com uma RADIO WEB da Inclusaão Socia. Acesse www.radiogr100limites.com.br Sobre mim, GILSON DE SOUZ DANIEL, tenho 65 anos, sou paraplégico há 11 anos, acidente automobilistico, sou divorciado, tenho dois filhos, sou contador aposentado e moro em Cascavel Pr, há 53 anos. Limitação não é falta de capacidade!!! Faendo seu Caminho mais FELIZ, Construindo o FUTURO. Contato WatSapp (45)9 9988 9333 Email [email protected] Endereço Sede Rua Treze de Maio, nr 1222 - Sala 102 - Ed Daniel Bairro Centro 85.812-190 Cascavel Pr Endreço local atividades Saão paroquial Santa Luzia Bairro Cascavel Velho Rua Suissa, nr 90 Junte-se a nós.. "Nada sobre nós....sem nós""""