Gilson de Souza DANIEL
Se, atualmente, as pessoas com deficiência ainda lidam com uma série de desafios para se incluírem nos espaços públicos e privados, você já imaginou como as coisas eram em tempos antigos?
Apesar de estar presente em toda a história da humanidade, os impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais foram tratados de diferentes maneiras ao longo do tempo. O sacrifício de crianças com deficiência, por exemplo, era comum em determinadas civilizações antigas.
Nesse sentido, em boa parte da história, a rejeição e o preconceito foram atitudes tomadas pela sociedade em relação às pessoas com deficiência (PcD), dificultando ainda mais sua inclusão em espaços públicos.
Essa visão está sendo alterada quando a humanidade está reconhecendo a necessidade de estabelecer a igualdade de condições e oportunidades para todos, bem como a importância de garantir que todos tenham os seus direitos fundamentais respeitados.
Esse reconhecimento é recente, principalmente quando pensamos no princípio da acessibilidade, garantido somente no século XXI.
E então, preparado (a) para entender sobre a história dos direitos das pessoas com deficiência? Segue com a gente!
Editor: Gilson de Souza DANIEL
Fonte: Instituto Mattos Filho;