Capacitismo: entenda o que é e como evitar o preconceito

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel – Pr – Brazil)
Lei prevê punição para quem discriminar alguém por sua deficiência

Capacitismo é a discriminação da pessoa com deficiência por considerá-la inferior ou incapaz para exercer determinadas atividades.

O problema é que muitas pessoas não percebem como esse preconceito está enraizado no dia a dia, seja com atitudes ou frases como “dar uma de João sem braço”.

As evidências do capacitismo estão na forma de abordar uma pessoa deficiente tratando-a de forma infantilizada, assexualizada ou que deva ser afastada do convívio comum dos demais cidadãos.

Embora o termo tenha se destacado fortemente a partir de 2021, o capacitismo começou a ser estudado no Brasil no começo dos anos 2000, dentro de universidades, com base em estudos provenientes dos Estados Unidos e Inglaterra.

Exemplos de frases capacitivas para evitar
“Você tá surdo?”
“Claro que eu vi. Não sou cego!”
“Fica dando uma de João sem braço”
“Que mancada!”
“Você é retardado?”
“Nossa, mas ele nem parece que tem deficiência”
“Mesmo sem braços e pernas ele/ela consegue fazer tudo isso”
“Você pode namorar mesmo assim?”
“Mesmo sendo deficiente, você é bonito.”

Discriminação contra deficientes é crime, saiba o que diz a Lei
De acordo com o artigo 88 da Lei 13.146/2015, “a pessoa que praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência estará sujeita a uma punição de prisão, podendo variar de 1 a 3 anos, além da multa”.

A penalização se agrava caso o crime seja cometido através de meios de comunicação social, redes sociais ou publicação de qualquer natureza. Nesses casos, a pena será aumentada de 2 a 5 anos, mais a multa.

Educação inclusiva é importante para evitar o capacitismo
A inclusão das pessoas com deficiência ainda deixa a desejar e merece atenção de toda a sociedade. Nesse contexto, há necessidade de profissionais qualificados para a educação inclusiva.

Para isso, existem especializações, como a de Educação Especial e Inclusiva, que capacita o educador para atender alunos com deficiência, para possibilitar o desempenho de suas competências.

Dentre as especializações voltadas para a educação inclusiva, destacam-se os seguintes cursos: Educação Inclusiva; Educação Física Adaptada; Educação Especial; Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual e Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual.

Edição :CLEOdomira Soares dos Santos
Fonte: Educa mais brasil/Internet

Publicado em Sem categoria por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Fundador do GRUPO SEM LIMITE, que trabalha com a Inclusão Social das Pessoas com Deficiências, através da Arte, Cultura, Esporte, Entretenimento, Socialização, etc, a todo tipo de deficiência. Tem como obejtivo incluir as pessoas na sociedade, acabando com o preconceito e a descriminação ainda existentes na sociedade, e trazendo de volta a sua auto-estima e a vontade de viver novamente. Hoje o GRUPO SEM LIMITE, conta com atividades ON LINE, para as pessoas acamadas, e que tenham alguma dificuldade de sair de casa. Tambem conta com uma RADIO WEB da Inclusaão Socia. Acesse www.radiogr100limites.com.br Sobre mim, GILSON DE SOUZ DANIEL, tenho 65 anos, sou paraplégico há 11 anos, acidente automobilistico, sou divorciado, tenho dois filhos, sou contador aposentado e moro em Cascavel Pr, há 53 anos. Limitação não é falta de capacidade!!! Faendo seu Caminho mais FELIZ, Construindo o FUTURO. Contato WatSapp (45)9 9988 9333 Email [email protected] Endereço Sede Rua Treze de Maio, nr 1222 - Sala 102 - Ed Daniel Bairro Centro 85.812-190 Cascavel Pr Endreço local atividades Saão paroquial Santa Luzia Bairro Cascavel Velho Rua Suissa, nr 90 Junte-se a nós.. "Nada sobre nós....sem nós""""