O que é deficiência intelectual?

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel – Pr – Brazil)

O transtorno apresenta múltiplas causas e afeta as funções cognitivas, de linguagem, as habilidades motoras e a capacidade social

Antigamente denominada de retardo mental, a deficiência intelectual, ou transtorno do desenvolvimento intelectual, não é uma doença, e sim uma limitação.

Isso quer dizer que a pessoa apresenta determinadas restrições no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas, como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social, o que provoca uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento individual.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é deficiência intelectual, quais as principais causas, como é feito o diagnóstico e de que maneira é possível superar as limitações características dessa condição. Continue a leitura!

O que é deficiência intelectual?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência intelectual é definida como uma capacidade significativamente reduzida de compreender informações novas ou complexas e de aprender e aplicar novas habilidades. Ela é caracterizada por alterações, durante o período de desenvolvimento, das funções cognitivas, de linguagem, habilidades motoras e capacidade social e tem um efeito duradouro sobre o desenvolvimento.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, as causas da deficiência intelectual são heterogêneas e podem ser genéticas ou não genéticas:

Causas pré-natais: incluem síndromes genéticas, erros inatos do metabolismo, malformações encefálicas, doença materna e influências ambientais (álcool, outras drogas, toxinas, teratógenos).
Causas perinatais: abrangem uma gama de eventos no trabalho de parto e no nascimento que levam à encefalopatia neonatal.

Causas pós-natais: incluem lesão isquêmica hipóxica, lesão cerebral traumática, infecções, doenças desmielinizantes, doenças convulsivas, privação social grave e crônica, síndromes metabólicas tóxicas e intoxicações (por exemplo, chumbo ou mercúrio).

As características essenciais da deficiência intelectual incluem déficits em capacidades mentais genéricas e prejuízo na função adaptativa diária na comparação com indivíduos que apresentam idade, gênero e aspectos socioculturais similares.

Como é feito o diagnóstico?
Segundo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), os três principais critérios diagnósticos da deficiência intelectual são:

funcionamento intelectual significativamente inferior à média;
limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer e segurança;
o início deve ocorrer antes dos 18 anos.

De maneira geral, o diagnóstico de deficiência intelectual baseia-se tanto em avaliação clínica como em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual.

Os componentes da avaliação podem incluir história médica pré-natal e perinatal, genograma familiar incluindo três gerações, exames físicos, avaliação genética, bem como triagem metabólica e investigação por neuroimagem.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, uma avaliação abrangente deve incluir: análise da capacidade intelectual e do funcionamento adaptativo; identificação de causas genéticas e não genéticas; avaliação da existência ou não de condições médicas associadas e avaliação de transtornos mentais, emocionais e comportamentais comórbidos.

Como não se trata de uma doença, não há cura para a deficiência mental. No entanto, profissionais de diferentes áreas, como psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional, entre outras, podem estimular, por meio de diversos recursos, o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.

Edição: CLEOdomira Soares dos Santos
Fonte> Guia de rodas/Internet

Publicado em Sem categoria por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Fundador do GRUPO SEM LIMITE, que trabalha com a Inclusão Social das Pessoas com Deficiências, através da Arte, Cultura, Esporte, Entretenimento, Socialização, etc, a todo tipo de deficiência. Tem como obejtivo incluir as pessoas na sociedade, acabando com o preconceito e a descriminação ainda existentes na sociedade, e trazendo de volta a sua auto-estima e a vontade de viver novamente. Hoje o GRUPO SEM LIMITE, conta com atividades ON LINE, para as pessoas acamadas, e que tenham alguma dificuldade de sair de casa. Tambem conta com uma RADIO WEB da Inclusaão Socia. Acesse www.radiogr100limites.com.br Sobre mim, GILSON DE SOUZ DANIEL, tenho 65 anos, sou paraplégico há 11 anos, acidente automobilistico, sou divorciado, tenho dois filhos, sou contador aposentado e moro em Cascavel Pr, há 53 anos. Limitação não é falta de capacidade!!! Faendo seu Caminho mais FELIZ, Construindo o FUTURO. Contato WatSapp (45)9 9988 9333 Email [email protected] Endereço Sede Rua Treze de Maio, nr 1222 - Sala 102 - Ed Daniel Bairro Centro 85.812-190 Cascavel Pr Endreço local atividades Saão paroquial Santa Luzia Bairro Cascavel Velho Rua Suissa, nr 90 Junte-se a nós.. "Nada sobre nós....sem nós""""