Pessoas com deficiência podem ser consideradas idosas a partir dos 50 anos

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel – Pr- Brazil)

É o que afirma projeto de lei 401/2019 que está pronto para ser votado no Plenário do Senado

O projeto de lei 401/2019 Site externo propõe que o Estatuto do Idoso reduza de 60 para 50 anos a idade para que pessoas com deficiência sejam consideradas idosas.

Também prevê que esse limite pode ser reduzido por meio de uma avaliação médica, psicológica e social. O relator na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defende a proposta.

A ideia é estender a proteção garantida aos idosos por normas específicas, notadamente o Estatuto do Idoso, para pessoas com deficiência.

Além disso, o projeto viabiliza a aplicação de conceitos de envelhecimento ativo, minimizando os possíveis impactos negativos do avanço da idade em um grupo social subrepresentado.

O senador Flávio Arns, do PSB do Paraná, relator na Comissão de Assuntos Sociais, ressalta que “o marco etário da condição de idoso será definido por avaliações individuais.

É importante que se diga, mediante avaliação biopsicossocial, multidisciplinar, da deficiência. Porque não é generalizada, é em função de pessoas”, afirma.

Conforme a deficiência, é possível considerar reduções na expectativa de vida que variam até algumas décadas para baixo, se compararmos com a média da população.

Mesmo que, de modo geral, se observe um aumento da expectativa de vida das pessoas com deficiência, estamos longe de um patamar de igualdade.

Como já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para sanção presidencial se passar pelo Plenário do Senado.

Edição: CLEOdomira Soares dos Santos
Fonte: Rádio Senado/Internet

Publicado em Sem categoria por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Fundador do GRUPO SEM LIMITE, que trabalha com a Inclusão Social das Pessoas com Deficiências, através da Arte, Cultura, Esporte, Entretenimento, Socialização, etc, a todo tipo de deficiência. Tem como obejtivo incluir as pessoas na sociedade, acabando com o preconceito e a descriminação ainda existentes na sociedade, e trazendo de volta a sua auto-estima e a vontade de viver novamente. Hoje o GRUPO SEM LIMITE, conta com atividades ON LINE, para as pessoas acamadas, e que tenham alguma dificuldade de sair de casa. Tambem conta com uma RADIO WEB da Inclusaão Socia. Acesse www.radiogr100limites.com.br Sobre mim, GILSON DE SOUZ DANIEL, tenho 65 anos, sou paraplégico há 11 anos, acidente automobilistico, sou divorciado, tenho dois filhos, sou contador aposentado e moro em Cascavel Pr, há 53 anos. Limitação não é falta de capacidade!!! Faendo seu Caminho mais FELIZ, Construindo o FUTURO. Contato WatSapp (45)9 9988 9333 Email [email protected] Endereço Sede Rua Treze de Maio, nr 1222 - Sala 102 - Ed Daniel Bairro Centro 85.812-190 Cascavel Pr Endreço local atividades Saão paroquial Santa Luzia Bairro Cascavel Velho Rua Suissa, nr 90 Junte-se a nós.. "Nada sobre nós....sem nós""""