Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Gilson de Souza DANIEL (Cascavel – Pr – Brazil)

Sabemos que a luta das pessoas com deficiência para obter espaços acessíveis e igualitários na sociedade percorreu por um bom tempo.

E nada melhor do que podermos refletir um pouco mais sobre esse percurso, discutindo um pouco a respeito da comemoração do Dia nacional da luta das PCDs, data que está vindo por aí: 21 de Setembro.

Se você se interessa por informações a respeito deste dia tão especial e como a data foi estabelecida, vem com a gente para mais um texto!

Trajetória da luta das pessoas com deficiência ainda não acabou

A trajetória da luta das pessoas com deficiência não foi nada fácil e momentânea.

Essa data de comemoração, comemora, mas também relembra todos os passos a respeito das conquistas por direitos.

É interessante ainda ressaltar que a luta não acabou. Há muito ainda a ser conquistado.

Infelizmente vivemos em uma sociedade preconceituosa e apática em relação a aqueles vistos como “diferentes”.

Dito isso, devemos ter em consciência que o dia nacional desta luta é para comemorar o que foi conquistado, mas também para olhar para o futuro e ter a plena consciência que ainda há muito a ser adquirido.

Qual a importância do Dia Nacional da luta das pessoas com deficiência?

Quando vamos olhar para o próximo, é sempre importante colocar em prática a empatia e tentar sempre pensar nas dificuldades e até mesmo nas conquistas que essa pessoa teve em sua vida.

É comum comemoramos datas festivas durante todo o ano, como: Halloween, festa junina, entre outros. A questão aqui é: por que não comemorar a luta de um povo que se prontificou a lutar por seus direitos e também para os direitos do próximo?

A data traz a reflexão da importância da inclusão nas diversas esferas sociais e ainda dá voz a aqueles que, por boa parte do tempo, permaneceram calados e impossibilitados de se manifestar como cidadãos comuns.

Além disso, a data ainda ressalta a importância de movimentos sociais que pegaram para si a luta e procuram destaques para a causa social.

Compreender e ser compreendido é uma busca constante, até para quando nos expressamos na nossa própria língua.

E quando não conseguimos cumprir de forma satisfatória esse bem que a interação nos traz, quando não conseguimos entender, e nos fazer entender, sentimo-nos estrangeiros, estranhos.

Partindo dessa reflexão, podemos compreender melhor o porquê é tão importante nos aprofundarmos a respeito do tema neste dia.

As PCDs são cidadãos brasileiros, que, como outras minorias, estão colocados à margem da sociedade, porém, seus movimentos e suas lutas, estão colocando os sujeitos que fazem parte deste grupo, como pessoas de voz!

Tipos de deficiências

E claro, tão importante quanto comemorar, é também informar! Falaremos a seguir resumidamente acerca dos tipos de deficiências para que você fique mais ainda por dentro dos cidadãos que fazem parte deste grupo.

Deficiência Física: As pessoas com deficiência física são aquelas com condições motoras danificadas e que comprometem o desenvolvimento de funções diárias. São consequência de lesões neurológicas, ortopédicas, más formações congênitas ou que foram adquiridas durante o tempo.

Deficiência Auditiva: Como o próprio nome diz, está relacionado a audição. As pessoas com deficiência auditiva, são cidadãos que perderam uma parte ou total capacidade de ouvir. A perda auditiva pode ser consequente a doenças hereditárias, maternas, problemas na hora do nascimento/parto, infecções ou até mesmo a lesões que atingem o sistema auditivo.

Deficiência Visual: A deficiência visual é aquela que dificulta com que a pessoa possa enxergar. Podendo ser ela por diversas causas, a deficiência visual acomete boa parte da população devido ao alto número de doenças relacionadas à visão. A deficiência visual engloba pessoas cegas, com baixa visão ou monocular.

Deficiência Intelectual: A deficiência intelectual pode ser consequência de doenças hereditárias, má formação dentro do útero e muitas outras. A falta de inclusão a essas pessoas ainda é frequente. Muitas vezes por preconceito, essas pessoas são restritas de locomoção e comunicação, pauta, entretanto, de muitas discussões a respeito da inclusão de PCDs.

Por que 21 de setembro?

Muitos devem pensar “por que é comemorado dia 21 de setembro”, para quem não sabe esta data também é o dia das árvores, além disso dia vinte um representa o início da primavera, e isso não acontece por coincidência.

A data foi escolhida a fim de marcar o renascimento, a evolução de todas as coisas, inclusive neste caso, da luta das pessoas com deficiência.

Lei de cotas: ajuda na luta das pessoas com deficiência

Uma das conquistas da luta de PCDs é a respeito da lei de cotas. A Lei 8213/91 oferece às pessoas com deficiência acesso a Planos de Benefícios de Previdência e ainda dispõe da contratação de pessoas com deficiência.

Podemos, então, considerar esta lei uma conquista fenomenal, já que uma das causas de exclusão sociais, é devido a impossibilidade desses cidadãos fazerem parte de todas as esferas de nossa sociedade, inclusive a de trabalho.
Para saber mais…

Informações são sempre bem vindas. Com o alto uso da tecnologia e das redes sociais, não existe desculpa para quem não procura se adentrar nas diferentes causas sociais que ainda são ignoradas por grande parte da população.

Dito isso, é interessante que você continue fazendo esta ação de saber um pouco mais sobre política e inclusão de PCDs. Existem, inclusive, curadorias que auxiliam empresas a contratar funcionários com deficiência, colaborando para que a luta não acabe e que possamos cada vez mais evoluir socialmente e também como pessoas.

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Conclusão

O Dia nacional da luta das pessoas com deficiência é a melhor forma de conseguirmos relembrar a trajetória e persistência pelo bem estar e inclusão de boa parte da população, além de podermos comemorar as diversas conquistas e planejar um futuro ainda melhor.

E aí? O que achou do nosso texto a respeito desse dia tão importante. Nunca se esqueça de sempre compartilhar com seus amigos informações tão importantes e fazer parte das pessoas que ajudam na contribuição por um Brasil mais empático.

A igual já incluiu mais de 20 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A consultoria nasceu da experiência de vida do casal fundador Andrea Schwarz e Jaques Haber, quando Andrea se tornou cadeirante em 1998 aos 22 anos.

Somos especializados em ações de Inclusão e Diversidade com foco em recrutamento e seleção, palestras, treinamentos, acessibilidade física e digital, Censo da Inclusão e Diversidade e consultoria em D&I.

Edição: Gison de Souza DANIEL
Fonte: igual-http://linkedin.com/in/andrea-schwarz/Internet

Publicado em Noticias por admin. Marque Link Permanente.

Sobre admin

Fundador do GRUPO SEM LIMITE, que trabalha com a Inclusão Social das Pessoas com Deficiências, através da Arte, Cultura, Esporte, Entretenimento, Socialização, etc, a todo tipo de deficiência. Tem como obejtivo incluir as pessoas na sociedade, acabando com o preconceito e a descriminação ainda existentes na sociedade, e trazendo de volta a sua auto-estima e a vontade de viver novamente. Hoje o GRUPO SEM LIMITE, conta com atividades ON LINE, para as pessoas acamadas, e que tenham alguma dificuldade de sair de casa. Tambem conta com uma RADIO WEB da Inclusaão Socia. Acesse www.radiogr100limites.com.br Sobre mim, GILSON DE SOUZ DANIEL, tenho 65 anos, sou paraplégico há 11 anos, acidente automobilistico, sou divorciado, tenho dois filhos, sou contador aposentado e moro em Cascavel Pr, há 53 anos. Limitação não é falta de capacidade!!! Faendo seu Caminho mais FELIZ, Construindo o FUTURO. Contato WatSapp (45)9 9988 9333 Email [email protected] Endereço Sede Rua Treze de Maio, nr 1222 - Sala 102 - Ed Daniel Bairro Centro 85.812-190 Cascavel Pr Endreço local atividades Saão paroquial Santa Luzia Bairro Cascavel Velho Rua Suissa, nr 90 Junte-se a nós.. "Nada sobre nós....sem nós""""