Tipos de adaptações para deficientes PcD

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel Pr Brazil)

Adaptações mais comuns em carro para PcD
Acelerador á esquerda

Descrição
Equipamento que transfere o comando de acelerador para o lado esquerdo do pedal do freio, sem anular o pedal original do acelerador. Quando não está sendo usado pode ser escamoteado para debaixo do painel, voltando ao sistema original do veículo.
Pomo giratório removível

Descrição
Permite que o motorista gire o volante 360 graus sem tirar a mão do equipamento. Para que outras pessoas utilizem o veículo sem a adaptação, basta dar um click no centro do pomo e ele solta do volante.

Banco de transferência removível

Descrição
Este produto possibilita uma melhor transferência entre a cadeira de rodas e o banco do veiculo, ideal também para idosos.

Precisando de ajuda com sua CNH?

Nossa equipe qualificada vai te orintar e acompanhar em todo processo de regularização ou obter da sua CNH ou PPD, com total segurança e agilidade.

Encosto e Assento para Nanismo

Descrição
Um conjunto de ótima qualidade feiro sob medida que proporciona maior bem estar para o motorista e com diversas opções de fixação.
Acelerador e freio manual

Descrição
Equipamento que transfere os comandos de acelerador e freio de serviço para serem controlados pelo membro superior esquerdo do motorista através de uma empunhadura horizontal posicionada ao lado esquerdo do volante de direção do veículo.

Por ser confeccionado com hastes rígidas telescópicas para o acionamento de acelerador e freio, minimiza a probabilidade de problemas de ruptura e funcionamento.

Puxando-se esta alavanca obtém-se aceleração e empurrando-a contra o painel de instrumentos obtém-se frenagem.

Pomo fixo de três pontos

Descrição
Equipamento que auxilia a preensão e giro do volante. Utilizado para usuários com limitações de preensão de mão, extensão e flexão do punho.

Central de comandos elétricos

Descrição
Ideal para baixa mobilidade nos membros superiores, ele reúne até 16 funções do sistema elétrico do veiculo contendo Sensor crepuscular
(na ausência de luminosidadeos faróis ascendem automaticamente)

1- Buzina; 2- Lanterna farol alto/baixo; 3- Seta direita; 4- Farol de neblina; 5- Saída auxiliar; 6- Injetor de água traseiro; 7- Limpador traseiro; 8- Seta esquerda; 9- Limpador dianteiro 1ª e 2ª velocidade temporizador, injetor de água.

Pomo giratório fixo

Descrição
Permite que o motorista gire o volante 360 graus sem tirar a mão do equipamento. Possibilita fazer manobras com muito mais praticidade. O movimento de disterçar e estacionar paralelamente ficam ainda mais fáceis e rápidos.

Prolongador de pedal (Nanismo)

Descrição
Equipamento feito sob medida e adaptável em qualquer veículo podendo ser ou não removível a escolha do cliente.

Base giratória para banco

Descrição
Equipamento que facilita o embarque e desembarque de passageiros com mobilidade reduzida ou idosos. Pode ser instalada no banco original do veículo não havendo necessidade da troca dos bancos.
Acelerador a esquerda universal

Descrição
Único modelo de acelerador a esquerda totalmente universal que pode ser instalado em qualquer veículo.

Edição: CLEOdomira Soares dos Santos
Fonte:https://cnhespecial.sjc.br/tipos-de-adaptacoes-para-deficientes-pcd-pne

PCD pode Dirigir motos? Veja alternativas e o que diz a legislação

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel Pr Brazil)

Você ou algum conhecido possui qualquer tipo de deficiência, mas adoraria pilotar uma moto?

Hoje, você confere aqui se PCD pode dirigir motos. Desse modo, vamos entender a legislação e algumas alternativas para essa parcela da população. Confira se PCD pode dirigir motos!

A princípio, pessoas com deficiencias devem ter os mesmos direitos e permissões que o restante da população.

Nesse sentido, já estamos acostumados a ver esse público dirigindo carros adaptados e fazendo suas coisas normalmente.

Desse modo, sabemos que as motocicletas são veículos perfeitos para a vida urbana.

Isso porque oferecem praticidade, preço justo e pouco uso de combustível. Contudo, também sabemos que motos são mais suscetíveis a acidentes.

Entretanto, não é muito comum ver PCDs pilotando veículos de duas rodas. Logo, vem o seguinte questionamento: PCD pode dirigir motos?

Se você chegou aqui buscando essa resposta, saiba que sim, o público PCD pode dirigir motos!

Porém, é preciso considerar as necessidades e normas impostas pela legislação. Dessa forma, existe, inclusive, uma CNH especial, destinada às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Assim, para ter direito a Carteira Nacional de Habilitação sendo PCD, é necessário passar por exames médicos, psicológicos e práticos de direção, assim como o restante da população.

Contudo, a pessoa PCD de moto será acompanhada por um responsável que irá verificar a aptidão para dirigir. Então, os interessados devem procurar um Centro de Formação de Condutores – CFC que possua veículos adaptados para as aulas.

Para que você entenda melhor, preparamos este artigo explicando corretamente se PCD pode dirigir motos e o que diz a legislação a respeito disso.

De antemão, é importante lembrar que nem todos os condutores PCD podem dirigir motos “comuns” de fábrica. Por isso, existem motos e triciclos adaptados para essa categoria.

Além disso, há mesmo o registro de condutores deficientes físicos, com membros inferiores sem mobilidade ou amputados, que conseguem tirar a habilitação na categoria A.

Entretanto, esses casos ainda são raros e necessitam de um CFC específico para atender os PCDs. Conforme a PL 3986, os exames e provas serão feitos por uma junta médica especial, designada pelo diretor executivo de trânsito do Estado onde o candidato reside.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB dispõe que, em caso de amputação do membro superior direito ou mão direita, o candidato só poderá tirar a carteira de motorista na categoria B. Ou seja, carros, que deverão ser adaptados.

Desse modo, o PCD estando habilitado em sua respectiva categoria, poderá conduzir veículos condizentes com sua necessidade. Logo, caso não cumpra esta exigência, poderá ser multado e perder pontos na CNH.

Então, PCD pode dirigir motos, desde que respeitada a legislação em relação aos casos em que o deficiente se encontra.

PCD tem desconto para comprar moto?

A princípio, o texto do PL 3.986/2019 prevê a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, para a compra de motocicletas por mototaxistas, cooperativas de trabalho e, claro, pessoas com deficiência.

Entretanto, o projeto contempla apenas a aquisição de motos ou scooters nacionais, com motor de até 250 cilindradas.

E se o PCD não puder ou quiser ser o condutor da moto?

Agora que já sabemos que, em alguns casos, o PCD pode dirigir motos, é preciso salientar que, caso ele se enquadre na categoria não permitida ou simplesmente não queira ser o condutor, existem alternativas para se deslocar usando motos.

Nesse caso, uma opção é utilizando os sidecars. Entretanto, não basta apenas comprar o pequeno veículo lateral e instalá-lo na motocicleta.

Desse modo, existem regras do Conselho Nacional de Trânsito que estipulam as normas a serem seguidas para o uso dos equipamentos.

Dessa forma, os sidecars só podem ser adaptados a partir de motos de 125 cc, excluindo também o uso de scooters. Além disso, o equipamento deve estar registrado e seguir todas as resoluções do Denatran.

Porém, vale destacar que os sidecars não são triciclos nem reboques. Ou seja, devem seguir suas próprias especificações para regularização.

Edição: CLEOdomira Soares dos Santos
Fonte: moto2023/pcd