Gilson de Souza DANIEL (Cascavel Pr Brazil)
Inscrições gratuitas para participar do projeto Confiança no Futuro Para Todos. Ao todo, são 30 vagas e as inscrições vão até 6 de outubro. – 06/10/2023
Jovens com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses, com deficiência ou doenças raras, e que sejam pessoas moradoras das regiões periféricas de São Paulo, podem se inscrever, gratuitamente, para participar do projeto Confiança no Futuro Para Todos.
Ao todo, são 30 vagas e as inscrições vão até 6 de outubro. Acesse o formulário das inscrições para saber todas as informações Site externo.
O projeto envolve formações on-line e presenciais, com foco no desenvolvimento de competências para a vida e habilidades para o trabalho. As aulas vão acontecer no Instituto Singularidades, região central da capital paulista
. Por isso, as pessoas que se inscreverem precisam morar em São Paulo. Jovens com esse perfil, que estejam em acolhimento ou em situação de vulnerabilidade, têm prioridade.
A iniciativa foi idealizada e desenvolvida pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) em parceria com a Secretaria Municipal Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo (SMDHC) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD).
Autonomia e protagonismo
Para Beatriz Oliveira, coordenadora do projeto, “o intuito do projeto é trabalhar a autonomia e o protagonismo desses jovens para que possam construir suas próprias histórias, além da deficiência, contribuindo também para o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida e o trabalho, empreendedorismo, geração de renda e economia criativa”, explica.
Durante o mês de outubro, o projeto vai oferecer, por meio de uma plataforma digital, 60 horas de capacitação. Ao final do curso, a pessoa participante receberá um certificado de conclusão
. Quem participar vai receber, também, uma ajuda de custo no valor de R$400,00.
Após as formações, o projeto promoverá, ainda, uma mentoria para desenvolvimento de projetos de vida, gerando oportunidades para acelerar o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
O segundo ciclo do projeto está previsto para 2024.
Oportunidades e direitos
Nos últimos anos, o Brasil se empenhou em garantir os direitos de todas as crianças na primeira década da vida, com resultados importantes.
Entretanto, nem todo o investimento se consolidou na segunda década da vida. O país ampliou o acesso à educação, mas milhares de adolescentes deixam a escola anualmente.
O trabalho infantil foi reduzido, mas muitos meninos e meninas de 12 a 18 anos trabalham de forma precária, sem acesso a programas de aprendizagem e sem direitos garantidos.
A cidade de São Paulo tem cerca de 2,5 milhões de jovens, com potencial.
Apesar disso, muitos deles vivem em situação de vulnerabilidade social e não têm oportunidade de formação acadêmica e/ou emprego formal.
A pesquisa “Juventudes e a pandemia do Coronavírus: Edição São Paulo”, realizada pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), mostra que desses jovens-potência, 8 a cada 10 estão à procura de trabalho.
De acordo com o mesmo relatório, daqueles que procuram trabalho, a maioria mostrou-se nessa situação por conta dos efeitos da pandemia, a qual também teve efeito sobre os estudantes, com mais de 40% dos jovens pensando na paralisação dos estudos.
Segundo o IBGE, cerca de 8,9% da população brasileira tem alguma deficiência. Isso equivale a um pouco mais de 18 milhões de pessoas.
Os dados de educação, trabalho e rendimento de pessoas com deficiência mostram que essa população ainda está muito menos inserida nas escolas e no mercado de trabalho do que o restante da população.
Diante desse cenário, o projeto Confiança no Futuro Para Todos tem como objetivo atender a um dos desafios enfrentados pelas juventudes, especialmente jovens com deficiência.
O projeto é um percurso de formação e mentoria para jovens com deficiência e/ou doença rara que objetiva a inclusão produtiva.
O que o projeto oferece?
A iniciativa Confiança no Futuro para Todos é para adolescentes e jovens com deficiência ou doença raras.
Ele oferece:
– Ajuda de custo;
– Trilhas formativas acessíveis para o desenvolvimento de habilidades essenciais;
– Construção personalizada do plano de vida e preparação para o ensino superior;
– Mentorias individuais, para apoio no desenvolvimento pessoal e profissional;
– Incentivo ao empreendedorismo e outras formas de geração de renda.
A inscrição e participação de todas as etapas do projeto é totalmente gratuita. Acesse o formulário da iniciativa para se inscrever Site externo!
Com informações da assessoria de imprensa.
Edição: Gilson de Souza DANIEL
Fonte: Vida mais livre/Internet