Como usar a liderança carismática para combater o preconceito nas empresas?

Gilson de Souza DANIEL (Cascavel Pr Brazil)

A liderança carismática tem um papel crucial na criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e no combate ao preconceito nas empresas.

Por isso, o exto abaixo explora esse conceito e como criar uma cultura para fortalecer a confiança entre os membros da equipe.

O que é a liderança carismática?

Liderança carismática é um estilo de gestão que inspira e transmite não só confiança, mas também empatia aos colaboradores.

Desse modo, ela se baseia na capacidade do líder em atrair seguidores, bem como influenciar de uma forma positiva todos os seus liderados.

Ela é muito usada para mudar a maneira como organizações e equipes trabalham, uma vez que é capaz de:

criar uma cultura inspiradora;
incentivar uma entrega e dedicação efetivas;
encorajar a pensar fora da caixa e a contribuir com novas ideias;
superar os obstáculos e alcançar metas mais ambiciosas;
enfrentar desafios e momentos de crise;
atrair e reter talentos.

Vale ressaltar, no entanto, que se não houver um equilíbrio, essa abordagem pode se tornar mais dependente da personalidade do líder do que deveria, o que pode apresentar desafios quando o gestor muda ou enfrenta dificuldades.

Portanto, ela deve ser usada com cautela e combinada com as táticas certas para, assim, obter resultados mais críveis que durem a longo prazo.

Como usar a liderança carismática para combater o preconceito nas empresas?A liderança carismática visa criar uma conexão entre o líder e a equipe.

Quais são as principais características da liderança carismática?

A liderança carismática requer um forte senso de auto crença, ao mesmo tempo que exige que o líder poucas vezes sinta ou expresse dúvidas sobre suas decisões e objetivos. Isso, aliás, incentiva o resto da equipe a confiar em um projeto assim como o gestor.

Além disso, esse tipo de gestão está ligada ao ato de não se usar da hierarquia como uma barreira para criar uma relação de respeito e empatia entre as partes. Veja abaixo 4 dos atributos de um chefe que se encaixa nesse conceito.
Empatia

A empatia é um dos principais pontos, pois se trata de uma ótima ferramenta para motivar e criar um laço genuíno. Por isso, o líder deve entender todas as emoções e pontos de vista para agir como um bom guia e definir metas com base em valores empáticos.

Ao mostrar que se importa com as pessoas, o gestor exprime um interesse real em seus anseios, aspirações e bem-estar. Isso gera um senso de autenticidade que, aliás, fortalece os laços entre ele e o seu time.

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva se dá pelo ato de expressar o que pensa, bem como o que sente e do que precisa de forma clara, direta e honesta, ao mesmo tempo, em que respeita as opiniões e vivências dos outros.

A sua prática requer empatia e escuta ativa. É uma aptidão de grande valia que pode ser aplicada ao longo do tempo, de modo a beneficiar tanto os indivíduos quanto os grupos, ao passo que contribui para relações mais sadias.

Criação de laços de confiança

A confiança é a base sobre a qual se constrói os atributos desse modelo de liderança, como, por exemplo, a ajuda ativa, o respeito e o apoio mútuo. Mas, para isso ocorrer é preciso:

cumprir o que se promete, pois mostra que você se importa;

tratar os outros com empatia e respeito;
mostrar alçada e cuidado em suas ações;
tomar decisões abertamente;
manter padrões sólidos de conduta, com base na justiça social;
pedir e dar feedbacks úteis;
assumir seus erros, pedir desculpas e se corrigir.

Motivação

A motivação torna líderes mestres em inspirar e mobilizar as pessoas a se esforçarem para alcançar metas ambiciosas. Ela ajuda a criar um ambiente motivador que não só incentiva o empenho da equipe, como também pode levar a resultados notáveis.

Por meio dela, as barreiras são superadas, desafios são encarados com o devido foco e as pessoas têm o seu potencial liberado. Desse modo, contribui para o crescimento e sucesso contínuo do grupo e da firma.
Como a liderança carismática pode combater o preconceito na empresa?

A liderança carismática é uma forma eficaz para combater o preconceito na empresa, pois ela cria uma cultura de inclusão e igualdade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a sua prática pode levar a mudanças nesse cenários:

defesa de valores que visam um espaço mais plural;
motivação por meio do exemplo;
criação de normas inclusivas;
apoio a grupos de afinidade e redes de suporte às minorias.

Como usar a liderança carismática para combater o preconceito nas empresas?Um dos atributos da liderança carismática é a empatia.

Exemplos de líderes carismáticos

Houve muitos líderes carismáticos ao longo da história em várias áreas, desde política e negócios até esportes e ativismo. Portanto, veja a seguir a lista com alguns dos principais exemplos:

Martin Luther King Jr: líder do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA;
Nelson Mandela: ex-presidente da África do Sul e liderou a luta contra o apartheid;
Mahatma Gandhi: com métodos não violentos, inspirou pessoas em todo o mundo;
Steve Jobs: co-fundador da Apple, famoso por sua visão inovadora e carisma.

O que é preciso para aplicar a liderança carismática?

A liderança carismática requer prática contínua e dedicação. Ao cultivar essas habilidades e atributos, os líderes podem inspirar e mobilizar as suas equipes a alcançarem metas de grande valia e criar um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo.

É um processo de construção de confiança, relações sólidas e comunicação eficaz que não só traz bons frutos para a empresa, mas também faz com que todos os membros da equipe se sintam parte ativa do processo.

Edição: Gilson de Souza DANIEL
Fonte: Igual/Internet

Como usar a comunicação institucional para promover o combate ao preconceito nas empresas?

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel Pr Brazil)

A comunicação institucional reflete os valores da empresa e é uma ótima forma de reforçar com a equipe a missão da firma. Por isso, serve para tratar sobre o tema da inclusão no dia a dia e para combater o preconceito.

O que é a comunicação institucional?

A comunicação institucional é o conjunto de ações de uma empresa para tornar sólida a sua marca perante o público, seja ele interno ou externo, o que inclui:

funcionários;
clientes;
fornecedores;
mídia;
comunidade.

A partir dela, é possível deixar claro quais são os seus valores, princípios e objetivos. Para isso, pode incluir diferentes tipos de comunicação, tais como releases, site institucional e canais internos de informação.

Esse setor também tem grande importância na gestão de crises, como, por exemplo, quando a companhia se vê envolvida em alguma polêmica.

Para que serve?

O principal objetivo desse campo de atuação é criar uma imagem sólida e confiável em torno da marca. Isso facilita sua interação com os clientes e a destaca no mercado perante os rivais do mesmo nicho.

Fora isso, também é um fator que aumenta a adesão das equipes, o que evita o turnover, ou seja, a alta rotatividade dentro do setor.

Como usar a comunicação institucional para promover o combate ao preconceito nas empresas?A comunicação institucional se aplica tanto ao meio interno como externo à empresa. Imagem de Glen Carsters-Peters no Unsplash

Quem desenvolve a comunicação institucional?

A comunicação institucional de uma empresa, em geral, fica a cargo de um jornalista ou Relações Públicas. Mas, isso depende do porte da companhia, que pode ou não ter alguém para essa função.

Em qualquer caso, é preciso um canal direto com as demais áreas da empresa, desde a gestão, RH e demais setores. Dessa forma, todos ficam alinhados quanto aos valores e linguagem da marca.

Quais são os principais meios de comunicação institucional?

Entre os canais para comunicação institucional estão as redes sociais, sites e informativos internos, como, por exemplo:

LinkedIn;
Twitter;
site ou blog;
Youtube;
intranet e newsletters para os funcionários;
jornais impressos.

Em cada um desses canais, é preciso estar atento ao tipo de público com quem a marca interage. Assim, é possível ter mais êxito na interação ao adequar o formato e linguagem de acordo com a mídia.

Como usar a comunicação institucional para combater o preconceito?

A comunicação institucional é uma boa forma de divulgar ações de diversidade que a empresa coloca em prática. Isso serve para inspirar outros negócios a seguir o mesmo exemplo e também gera um impacto positivo perante o público.
Cultura e valores

Outro ponto que merece constar nos canais oficiais de uma marca são os valores que a empresa considera essenciais, como, por exemplo, a inclusão e a diversidade.

Esse tipo de ação passa uma mensagem clara ao mercado, bem como estimula que pessoas com deficiência se candidatem as vagas na companhia.

Materiais educativos

Do ponto de vista interno, também é crucial conscientizar as equipes sobre os valores da empresa, além de combater o preconceito e discriminação. Para isso, pode-se aproveitar os canais para envio de materiais como, por exemplo:

conteúdos em vídeo;
webinars sobre inclusão;
textos e infográficos.

Também é possível aproveitar esse espaço para divulgar as ações e campanhas nacionais sobre pessoas com deficiência. Além disso, a empresa pode promover parcerias com ONGs, a fim de engajar as equipes a participarem de trabalhos voluntários.

Esse tipo de experiência ajuda as pessoas a terem contato com uma realidade diferente e assim, elimina o preconceito. Fora isso, ainda traz um resultado positivo à comunidade.

Incentive a participação

Outro ponto na comunicação da empresa é dar espaço para ouvir o público, tanto interno como externo. Dessa forma, pode-se obter novas ideias sobre temas para incluir em suas ações.

Também é uma forma de identificar problemas, como a falta de acessibilidade em suas instalações. Assim, pode trabalhar de forma constante para atingir um melhor nível de inclusão.

Como usar a comunicação institucional para promover o combate ao preconceito nas empresas?A comunicação institucional deve incluir também espaço para ouvir a opinião do público.

Por que investir na comunicação institucional para vencer o preconceito?

A comunicação institucional é um meio eficaz e com baixo custo, mas que pode trazer resultados muito positivos. Afinal, boa parte dos canais para realizar esse tipo de conexão com a audiência já está à disposição, tais como:

redes sociais;
e-mail;
site ou blog.

Por outro lado, essas ações simples têm um impacto grande na forma como a sociedade e em especial os clientes veem a marca.

Isso porque, cada vez mais se valorizam quesitos como a responsabilidade social na decisão de consumo.
Mais resultados na equipe

Do ponto de vista de quem trabalha dentro da empresa, ter a noção sobre os valores e a relevância no mercado serve como incentivo aos trabalhadores. Assim, as equipes ganham com o maior engajamento e cooperação entre seus membros.

Outro fator para levar em conta é que quando uma pessoa ingressa na empresa, já está ciente sobre a cultura interna.

Isso pode evitar muitos conflitos durante a fase de adaptação, além de auxiliar na integração das pessoas com deficiência.

Como implantar a comunicação institucional?

Para uma comunicação institucional eficaz, o primeiro passo é ter bem definidos os valores e a imagem que a empresa quer transmitir. A partir disso, conforme os objetivos, é preciso definir o canal para divulgar.

Mais importante do que isso é integrar todos os membros para agirem em harmonia com o que a marca prega.

Afinal, cada pessoa leva o nome da empresa quando se apresenta em nome dela.

Nesse contexto, o trabalho interno deve ter mais foco do que o externo no início, a fim de integrar todo o esforço.

Edição: CLEOdomira Soares dos Santos
Fonte:Igual/Internet