Passe Livre

CLEOdomira Soares dos Santos (Cascavel Pr Brazil)

O que é?

Todas as pessoas comprovadamente carentes com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício, que é a gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem.
A definição de deficiência é estabelecida pelo Decreto nº 3.298/1999.

Como conseguir?

Você pode pedir o benefício de duas formas:

Da forma manual, você deve imprimir os formulários, preenchê-los e enviá-los pelos Correios junto com uma foto 3 x 4, cópia da carteira de identidade e laudo médico.

Você precisa apenas preencher e entregar (ou enviar pelos Correios) os seguintes documentos:

Formulário para Requerimento de Beneficiário;
Declaração da Composição e Renda Familiar (que é a segunda página do formulário);
Atestado/Relatório Médico Padrão do Passe Livre;
1 Foto 3×4;
Documento de Identificação;
Comprovante de Residência; e
Se o requerente é um menor de idade e o pai ou mãe não forem os responsáveis legais, é necessário que seja encaminhado o Termo de Tutela ou Curatela.

Agora, pela Internet, você faz tudo pelo computador! Simples assim: se você tiver o computador, nem precisa sair de casa, mas você também pode fazer da casa de um amigo ou mesmo de uma lan house, lugar onde você pode alugar o tempo de uso do computador.

Para isso, precisa ter em mãos o número do seu CPF, dos seus familiares e/ou acompanhante e os seus documentos escaneados ou fotografados.

Para começar, acesse o site do cadastro eletrônico de solicitação do Passe Livre (https://passelivre.antt.gov.br/pl );

Preencha todos os espaços do formulário eletrônico;
Preencha os dados dos seus familiares e, se houver, do seu acompanhante;
Clique em enviar.

Pronto, agora é só aguardar o pedido ser analisado e, quando aprovado, receber o seu PASSE LIVRE.

Quem tem direito ao Passe Livre? – Pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual comprovadamente carentes.

Quem é considerado carente? – Aquele com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo.

Para calcular a renda, faça o seguinte:

Veja quantos familiares residentes em sua casa recebem salário. Se a família tiver outros rendimentos que não o salário (lucro de atividade agrícola, pensão, aposentadoria, etc.), esses devem ser computados na renda familiar. Some todos os valores. Divida o resultado pelo número total de familiares, incluindo até mesmo os que não têm renda, desde que morem em sua casa. Se o resultado for igual ou abaixo de um salário mínimo, o portador de deficiência será considerado carente.

O Passe Livre dá direito a acompanhante? Quando for comprovado, por laudo médico, que a presença de acompanhante é imprescindível para locomoção do beneficiário do Passe Livre, o acompanhante também terá o direito garantido. Nesse caso, a carteira do beneficiário do Passe Livre deverá trazer a indicação “necessidade de acompanhante”. O acompanhante também deve comprovar que não possui condições financeiras para custear sua passagem, usando o mesmo cálculo de renda per capita utilizado para concessão do benefício à pessoa com deficiência.

Preciso pagar alguma quantia para obter minha credencial?

Caso você solicite o benefício manualmente, as únicas despesas são com os Correios e com a impressão dos formulários para a solicitação do benefício. Pela internet, não há custos.

Como posso saber sobre a chegada de documentos ou sobre o andamento do processo?

Acompanhe a análise do processo ou o envio de documentos por meio do Consultar andamento do processo do PASSE LIVRE.

Se você fizer a sua solicitação pela Internet, por meio do cadastro eletrônico, você pode acompanhar o andamento do seu pedido pelo mesmo endereço eletrônico, apenas digitando o seu CPF.

Edição: Gilson de Souza DANIEL
Fonte:Para mais informações e orientações, acesse: https://passelivre.antt.gov.br/pl

Guia geral dos direitos trabalhistas 2023 para pessoas com deficiência

Gilson de Souza DANIEL (Cascavel Pr Brazil)

Direitos trabalhistas 2023 são as leis e regras que asseguram os direitos e deveres das pessoas e empresas em uma relação de trabalho.

Por isso, conheça todos os detalhes que estão em vigor no ano de 2023 e veja quais são os direitos das pessoas com deficiência.

O que são os direitos trabalhistas 2023?

Os direitos trabalhistas 2023 são um conjunto de leis que regem as condições e garantias mínimas para os trabalhadores no Brasil. Nesse sentido, são criados para:

proteger os direitos das pessoas;
garantir um trabalho seguro e digno;
promover relações de trabalho justas.

Esses direitos também regem o salário mínimo, isto é, o valor mínimo que uma empresa deve pagar a alguém por hora ou mês.

Além disso, também cria uma jornada de trabalho, que serve para evitar abusos e garantir que as pessoas tenham tempo adequado para descanso e lazer.

Portanto, isso inclui limites para horas extras e descanso todas as semanas, em diversos padrões de jornadas.
Outros direitos assegurados

No Brasil e em outros países, os direitos também exigem um período de férias às pessoas sem reduzir em nada o seu salário. Ainda assim, no caso do Brasil, a pessoa também recebe 30% a mais do valor do seu salário mensal durante esse período.

Direitos a licenças

Os trabalhadores têm o direito de se afastar do trabalho por motivos de saúde, o que inclui licença médica por doença ou acidente. Da mesma forma, as mães e pais, em geral, têm direito a licença maternidade também remunerada.

Vale destacar que as pessoas com deficiência devem ter, de forma legal, o acesso a esses mesmos direitos, com mais alguns destaques que servem para promover a equidade de chances, seja nas empresas ou em locais de ensino, por exemplo.
Guia geral dos direitos trabalhistas 2023 para pessoas com deficiênciaAs pessoas com deficiência tem os mesmos direitos trabalhistas 2023 e devem ter acesso a todas as chances que os demais colaboradores de uma empresa.

Quais são os direitos trabalhistas 2023 para as pessoas com deficiência?

Os direitos trabalhistas 2023 para as pessoas com deficiência são regidos por diversas leis e regras que visam promover a equidade no mercado de trabalho. Desse modo, visa garantir condições justas e dignas de emprego para todos.

Cotas nas empresas

De acordo com a Lei de Cotas (Lei n.º 8.213/1991), empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher um certo número de seus cargos com pessoas com deficiência.

Nesse sentido, a porcentagem varia conforme o tamanho da empresa, em geral, vai de 2% a 5% do total de funcionários na empresa, por exemplo.

Adaptações no local de trabalho

As pessoas com deficiência têm o direito de receber treinamento e capacitação para cumprir suas funções no trabalho de maneira eficaz. Dessa forma, isso ajuda a garantir que estejam prontas para as vagas disponíveis e para crescer no ambiente interno da empresa.

Estabilidade no emprego

Por lei, as empresas não podem demitir as pessoas com deficiência sem justa causa durante o período de cinco anos após a obtenção do BPC ou aposentadoria por invalidez.

Benefícios sociais

Pessoas com deficiência têm direito aos mesmos benefícios sociais, como seguro-desemprego e FGTS, que os demais trabalhadores.

Além disso, elas podem ter direito a horários de trabalho flexíveis ou outras medidas de ajustes razoáveis que facilitem a sua atuação no mercado de trabalho.

O salário-família é um benefício pago ao trabalhador de baixa renda com filhos menores de 14 anos ou de qualquer idade, desde que possua algum tipo de limitação.

Por isso, pessoas com deficiência que se enquadram nessa categoria podem receber o salário-família para ajudar nas despesas com seus filhos.

Guia geral dos direitos trabalhistas 2023 para pessoas com deficiênciaOs direitos trabalhistas 2023 oferecem alguns benefícios aos trabalhadores com deficiência.

Quais são os benefícios da previdência nos direitos trabalhistas 2023?

Entre os direitos trabalhistas 2023 na previdência, continua em vigor a aposentadoria especial para pessoas com deficiência. Contudo, existem outros mais, como você pode ver mais adiante.

Aposentadoria por invalidez

Pessoas que, devido à sua condição, não têm capacidade de continuar no trabalho, têm direito à aposentadoria por invalidez.

Mas, para se qualificar, é preciso passar por uma perícia médica que ateste a incapacidade total e permanente para o trabalho. Isso porque, essa aposentadoria é vitalícia e paga enquanto durar a invalidez.

As pessoas com deficiência também tem acesso aos mesmos direitos que outros trabalhadores, sem levar em conta a sua condição ou capacidade.

Por que conhecer os direitos trabalhistas 2023?

Conhecer os direitos trabalhistas 2023 é crucial por várias razões, como se proteger de possíveis abusos, por exemplo. Além disso, existem mais motivos, como:

proteção dos trabalhadores;
justiça e igualdade;
cumprir as leis.

As empresas que respeitam os direitos têm maior chance também de atrair e reter talentos únicos para seu quadro de pessoal. Isso porque, as pessoas dão mais valor a empresas que mostram compromisso com o bem-estar e o tratamento justo entre todos.
Bem-estar pessoal

Conhecer seus direitos ajuda as pessoas a alcançarem um maior bem-estar pessoal. Contudo, isso inclui não apenas questões financeiras, mas também o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal na promoção da saúde mental no trabalho.

O acesso aos direitos também ajuda a prevenir conflitos no local de trabalho. Afinal, quando ambas as partes entendem seus deveres e direitos, as chances de mal-entendidos e disputas diminuem.
Conheça a iigual

Edição: Gilson de Souza DANIEL
Fonte:Igual/Internet